‎   Anuncie aqui!
OnlineCasinoReports.com.br - Bônus sem depósito

NFL vs. CFL: 6 curiosidades que tornam o futebol canadense único!

CFL
Quando um fã da liga americana, grande expoente do esporte da bola oval, se depara com um jogo da CFL, certas dúvidas podem (ou devem) pipocar:

"Por que o recebedor está correndo em direção à linha antes da jogada começar?"
"Ué, eles marcaram ponto errando um chute?"

Não é feitiçaria, é tecnologia! O futebol canadense, apesar de um primo bem próximo, conta com regras próprias (e divertidas) que deixam tudo mais frenético.

Aqui o resumão:

1. Apenas 3 descidas

Essa é a diferença que muda tudo. Na NFL, o ataque tem 4 tentativas para avançar 10 jardas, enquanto no Canadá são apenas 3 downs.

Isso acaba impactando para que o jogo se torne muito mais aéreo, uma vez que os times não podem se dar ao luxo de “desperdiçar” jogadas com corridas curtas pelo meio.

2. Rouge (ou single) é sinônimo de barata voa!

Você pode ganhar 1 ponto mesmo se errar um field goal…

Chama-se rouge, provavelmente a regra da CFL que mais buga a cabeça de geral! Acontece quando a bola é chutada e entra na end zone adversária sem ser retornada para fora dela. Digamos que é um substituto do touchback para adicionar dinamismo.

Qual sentido? Todo chute na end zone (a menos que seja um field goal convertido, obviamente) é considerado bola viva, então o time precisa tirar ela de lá!

Pode ser a pelota aterrizando na área ou saindo de campo, desde que não toque em ninguém. Vale inclusive no meio de uma jogada qualquer, seja de passe ou corrida, chutar por cima de todo mundo, mesmo depois da linha de scrimmage.

Curiosamente, chutes são legais de qualquer ponto do campo e podem acontecer diversos em uma única jogada. Exemplo:


Caso um time esteja perdendo por 1 ponto, basta soltar aquela bicuda para atravessar a linha de fundo e, já era, empate!

3. Movimentação ilimitado antes do snap

Na NFL apenas um jogador pode se mover antes da bola sair, e nunca em direção à linha de scrimmage. A CFL entrega um caos, ainda que organizado!

Todos os jogadores do backfield (exceto o quarterback) estão livres para se mover em qualquer direção antes do snap. Os wide receivers podem, inclusive, vir correndo lá de trás e cruzar a linha de partida em velocidade máxima assim que a bola entra em jogo.

4. 12 jogadores, campo gigante

A galera exagerou um pouquinho no Canadá…

Primeiramente, são 12 contra 12 em campo. Esse jogador extra geralmente é mais um receiver ou defensive back.

Além disso, o gramado tem 110 jardas de comprimento, mais duas end zones gigantes de 20 jardas cada, totalizando 150. A NFL fica nas modestas 120, já contando com as áreas de pontuação.

Resultado: o jogo fica muito mais lateral e focado na velocidade do que na força física das trincheiras!

5. Halo para substituir o fair catch

Sabe quando o parceiro vai receber um punt e acena para ninguém tocar nele? Isso não existe no Canadá!

Temos o halo na CFL, regra que estipula 5 jardas de proteção para o retornador, ou seja, os jogadores do time que chutou não podem chegar perto do adversário antes dele encostar na bola.

Dessa forma, quase todos os chutes têm retorno e ocorrem mais big plays nos special teams.

6. Sobre os goal posts

A principal diferença entre os goal posts das ligas é a localização, uma vez que na CFL eles ficam posicionados na própria goal line, ou seja, entrada da end zone (semelhante ao rugby), enquanto o padrão da NFL é no finalzinho, última linha do campo.